Apesar dos meteorologistas alertar a população quanto as condições consideradas favoráveis ao aparecimento dos tornados, somente agora é que os estudos avançam na compreensão das suas origens e de seus comportamentos. Por este motivo a coleta de dados sobre eles é muito difícil, já que eles tendem a aparecer e desaparecer de uma área antes de conseguirem ser pesquisados. E apenas há pouco tempo, com a ajuda de um radar chamado Doppler é possível se registrar uma exata velocidade dos ventos de um tornado onde nos mais violentos pode chegar a até 450 quilômetros por hora.
Mesmo que ainda não sejam conhecidos todos os detalhes, os meteorologistas tem ideia de como o processo começa.
Os tornados ocorrem frequentemente mas não sempre aparecem em tempestades, os ambientes quentes e úmidos são muito favoráveis a este tipo de acontecimento em qualquer lugar do mundo.
Com isto uma nuvem de funil é a observação do início de um tornado. E se por acaso atingir ao solo ela irá passar para a próxima fase que é designada como um tornado. As paredes não são sempre visíveis, mas são definidas por detritos e poeiras que sugam.
A partir do momento que um tornado tem seu funiu que atinge uma largura máxima, algo que fica entre 15 mil metros de altura e fica perpendicular no solo, se chamando do tornado maduro, este é o que tem a fase mais violenta, e que acaba por destruir tudo no seu caminho.
Existem mistérios que envolvem a criação e o comportamento dos tornados, muitas pesquisas querem afastar estes mistérios mas a fascinação por esta criação da natureza ainda deverá permanecer por muito tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário